quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os transcendentais, a moda e a lama

Os transcendentais do ser – o Belo, o Bom e o Verdadeiro – de acordo com São Tomás de Aquino, são elementos universais, presentes de algum modo em tudo quanto existe.

Por disposição do Criador, as coisas criadas são belas, boas e verdadeiras, obedecendo a uma misteriosa e maravilhosa estética universal, que cumpre ao homem, com sua natureza racional, compreender e admirar. Quanto às criações humanas, “netas de Deus” na expressão de Dante, é plenamente desejável que mantenham tais padrões. Na medida de suas proporções, contribuem para que a existência terrena seja bem ordenada, conduzindo-nos ao nosso fim último.

Compreendeu-o bem o homem medieval, ao erguer lindas catedrais góticas para o culto divino, ou belos edifícios civis compatíveis com a alta dignidade das funções de Estado. Ou ainda, mais recentemente, o povo alemão em relação à música, ao dedicar sua magnífica Ópera de Frankfurt a esses transcendentais, esculpidos em seu frontispício granítico: “Dem Wahren - Schoenen - Guten” – Ao Verdadeiro, ao Belo, ao Bom.

Se o cenário adequado para se render culto a Deus são as belas catedrais ou igrejas, e para o homem bem exercer funções de Estado, edifícios cujos ambientes o elevem à altura da dignidade correspondente; se para a música são as belas edificações como a da citada ópera, ou teatros como os municipais do Rio, São Paulo ou Manaus, assim também para a moda: os locais próprios à sua exibição deveriam possuir uma dignidade proporcionada à daqueles a quem ela vai servir de moldura – os homens, criados à imagem e semelhança de Deus.

Não foi, contudo, o que se deu há pouco em São Paulo. Os promotores de um desfile de modas, badalado e extravagante, escolheram para cenário as margens mal-cheirosas e lamacentas do Rio Tietê, em cujas águas são despejados diariamente mais de três bilhões de litros de esgoto! Para entrar, os manequins deviam revestir-se de capas plásticas, máscaras e luvas, além de assinar um termo de responsabilidade!

Loucura de uns poucos? Não! Embora os promotores alegassem motivação ambientalistas, nolens volens deram mais um passo numa bem calculada marcha que empurra gradualmente o mundo para o caos; uma marcha de civilizados que abandonam a civilização rumo à taba.

Às vésperas de mais um carnaval

Já que falamos de moda, é o caso de aproveitarmos para acrescentar algumas observações do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre o carnaval, que ajudarão a elucidar o assunto.

Comentou ele que nessa marcha gradual rumo à aceitação do caos, o carnaval desempenha um papel muito importante. Os excessos nele cometidos em determinado ano serão assimilados no ano seguinte pela moda. Esta, por sua vez, fará com que o próximo carnaval seja ainda mais ousado, dando origem a novas modas, também mais ousadas. E assim sucessivamente.

É o que explica o fato de as pessoas aceitarem hoje como “normais”, modas que há alguns anos jamais admitiriam. Por exemplo, se a mini-saia ou a mini-blusa tivessem sido lançadas quando nossos avós eram jovens, seriam rejeitadas.

À guisa de justificação, costuma-se argumentar que essa liberalização dos costumes faz parte do curso da “evolução” e enquanto tal deve ser aceita. Na verdade, trata-se de um bem orquestrado processo, articulado por forças revolucionárias que tramam a destruição da família e da civilização cristã. O divórcio, por exemplo, tido como moderno e próprio de sociedades “evoluídas”, é uma prática herdada do paganismo...

Por fim, sobre o curso das modas, é interessante lembrar ainda algumas considerações do historiador francês Gaston Lenôtre. Conta ele que pouco antes da Revolução Francesa – época em que até para brincar as crianças trajavam belas roupas de veludo com botões dourados –, um filósofo apareceu no Jardim das Tulherias com seus filhos vestidos de marinheiro. A reação foi de estupor, seguido de vaia. Contudo, pouco tempo depois, as pessoas foram se acostumando, e a moda se generalizou. Com a finura de percepção característica do espírito francês, Lenôtre afirmou que na realidade a Revolução Francesa começara ali.

Corajosa atitude do Arcebispo de Olinda e Recife

Sendo a família a célula-mãe da sociedade, compreende-se que o Estado, incumbido de zelar pelo bem comum, seja o primeiro em procurar protegê-la, fortalecê-la e incentivá-la. Fazendo-o, estará legitimamente agindo no interesse próprio.

Mas nossos governantes não parecem estar imbuídos desta verdade. Exemplo disto é a anunciada distribuição massiva de preservativos pelo governo federal, ou das abortivas “pílulas do dia seguinte” pelas prefeituras de Olinda e Recife, por ocasião do carnaval.

Como não se pode pretender coibir um mal praticando outro mal, não vale o pretexto de que essas medidas visam conter a expansão da Aids. Os preservativos são um estímulo à promiscuidade, ao torná-la pretensamente segura, enquanto a “pílula do dia seguinte” é abortiva. Ou seja, enquanto os primeiros estimulam ao pecado, a segunda lhe mata o efeito e duplica, portanto, sua gravidade. Pois a moral católica ensina que a prática do sexo fora do casamento constitui grave transgressão a Lei de Deus, além de ser muito nociva por se desviar da finalidade para a qual Ele a destinou: a constituição da prole no seio da família monogâmica e indissolúvel.

Cônscio de seu dever de Pastor, o Arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho, se opôs a que a medida abusiva e imoral de se distribuir a referida “pílula do dia seguinte” fizesse gerar seus efeitos em sua jurisdição. Recorreu então à autoridade judicial para coibi-la. Um dilúvio de ataques e incompreensões despejou-se sobre sua cabeça, não obstante ele estar agindo na estrita observância dos deveres de um bispo em relação a seu rebanho.

Muito gostaríamos que a atitude de D. José – fosse a de toda a CNBB. Ademais, ele conta com a proteção e o exemplo de outro Prelado daquela Arquidiocese, que também não se curvou: o grande D. Vital Maria Gonçalves de Oliveira.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Aposentadoria para invasores

Não bastasse a generosa aposentaria que o atual governo empenhou-se em conceder à viúva do guerrilheiro Carlos Lamarca, a senha da vez é dos sem-terra. Pelo menos a se julgar pelo recente anúncio do ministro da Previdência, Luiz Marinho.


De acordo com sua lógica, a exemplo do que sucede com o cidadão honesto, cuja aposentadoria é concedida pelo tempo de serviço, o governo acha justo que o mesmo critério seja aplicado aos sem-terra, independente do “serviço” que eles prestam e cujo tempo será contabilizado.


Tal critério equivale a um incentivo oficial do crime, o qual passa a compensar! E também mostra a conivência – para dizer pouco – do governo em relação aos sem-terra, pois sem o benefício da aposentadoria muitos deles desistiriam das invasões, fragilizando a famigerada revolução no campo promovida através da Reforma Agrária.

Uma infeliz comparação

Em sua primeira reunião do ano com o Ministério, Lula a comparou com a Santa Ceia. Ora, como foi o próprio Nosso Senhor que presidiu àquele sublime Ágape, equivale dizer que Lula se atribui o lugar do Divino Mestre, ficando para os ministros a honrosa assimilação aos Apóstolos.


Uma disparatada comparação! Será que o Presidente acreditou no infeliz elogio que durante uma Missa no Palácio da Alvorada lhe fez o Cardeal Dom Cláudio Hummes, ex-Arcebispo de São Paulo, ao compará-lo com Jesus Cristo? Ninguém precisa temer a confusão: o verdadeiro Lula, inocultável, patenteou-se logo a seguir, ao ordenar uma distribuição massiva de preservativos no País, prosseguindo a ação governamental de incentivo à imoralidade, sem que o Cardeal saísse de seu habitual silêncio tolerante ou sequer retirasse a canhestra comparação.


Com a evocação da Santa Ceia e outras tiradas do gênero, Lula, coadjuvado pela esquerda “católica”, procura fazer-se passar, quando não por Jesus Cristo, ao menos como um “ungido do Senhor” – expressão que ouvi diretamente de um leigo, referindo-se a ele através do microfone de determinada Catedral (antes, é verdade, dos escândalos do mensalão).


Isso mostra, de um lado, quanto a luta de classes fracassou; e de outro, como é indispensável ao PT, na atual fragilidade política, o concurso da esquerda dita católica!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

EUA: multitudinária manifestação contra o aborto

Desde que em 1973 o crime do aborto passou a ser permitido nos EUA mediante infeliz decisão da Suprema Corte, um número crescente de pessoas e entidades se tem reunido anualmente em Washington, no dia 22 de janeiro, para repudiar esse crime nefando e pedir sua completa abolição.

Apesar do intenso frio, o ímpeto dos participantes – calculados em cerca de 200 mil – desta feita foi ainda maior, uma vez que o ano de 2007 registrou o mais baixo índice de abortos praticados desde então. Por outro lado, sendo 2008 um ano eleitoral, os concorrentes à Presidência bem sabem que será em larga medida em torno de sua posição sobre o aborto que incidirão as preferências dos eleitores.

A manifestação foi amplamente noticiada pelos principais jornais. Chamam especial atenção os lendários estandartes auri-rubros da TFP norte-americana, que podem ser vistos na foto de primeira página da edição digital do prestigioso “Washington Post”.

Diminui a população alemã

Segundo dados divulgados no dia 16 de janeiro pelo Departamento Federal de Estatísticas alemão, no ano passado a população do país – 82,21 milhões – sofreu uma diminuição de 100 mil pessoas em relação a 2006. Isso apesar de em 2007, pela primeira vez em dez anos, ter havido aumento no número de nascimentos e a entrada de novos migrantes, sem o que a queda teria sido muito maior. Esta tendência vem se registrando desde 2002, quando a Alemanha contava com 82,54 milhões de habitantes.

Infelizmente o fenômeno não se verifica só na Alemanha, mas em todos os países europeus. Ao mesmo tempo, cresce vertiginosamente a população muçulmana, pelo alto número de nascimentos em sociedades que não adotam os controles artificiais de natalidade que se generalizaram. Diante disto, que futuro aguarda o Velho Mundo?

Dissidente cubano acha que Lula foi elitista

Em entrevista ao “Estado de São Paulo” pouco depois da visita de Lula a Cuba, o dissidente cubano Oswaldo Payá reclamou do pouco apreço dele pela democracia, uma vez que o mandatário brasileiro esteve só com a cúpula do governo, não dando atenção nem ao sofrido povo nem à oposição.

Todo brasileiro medianamente informado sabe que assistem ao dissente sobradas razões.

Patenteia-se assim, mais uma vez, que os segmentos favorecidos pelo programa Bolsa Família só interessam ao nosso presidente na medida em que este pode utilizar-se deles para fins eleitoreiros.

Mais ou menos na mesma ocasião, os jornais brasileiros noticiaram que em 2007 o governo Lula libertou da escravidão mais de cinco mil pessoas. Ora, todo o mundo sabe que Cuba, ela sim, é uma imensa senzala. Inclusive dois de seus escravos tentaram se refugiar no Brasil quando dos Jogos Pan-americanos, tendo sido repatriados pelo governo brasileiro em avião venezuelano.

Como pretendem combater a inexistente escravidão no Brasil quando omitem, para dizer pouco, a clamorosa realidade cubana? Por que não ouvir e prestigiar o povo cativo e a oposição, em vez de destinar dinheiro ao regime opressor?

França condenada a indenizar lésbica

Por dez votos contra sete, a Grande Câmara do Conselho de Estraburgo dos Direitos Humanos (CEDH), em sentença definitiva proferida em 22 de janeiro, condenou o governo francês a pagar a soma de 10 mil euros a uma homossexual por “danos morais”.

A decisão da CEDH prevaleceu sobre sentenças anteriores (1998, 2000 e 2002) das mais altas instâncias da Justiça francesa, inclusive do Conselho de Estado, que tinham negado à pretendente o direito de adotar uma criança, porquanto ela havia declarado manter relacionamento estável com outra mulher.

A França, filha primogênita da Igreja, tendo infelizmente abandonado suas antigas fidelidades, dessorou a própria identidade a ponto de perder a proverbial altivez e se submeter a esta clamorosa subtração de sua soberania!

Jihad da intolerância laica

Costumou-se associar atitudes de intolerância ao fundamentalismo islâmico com sua jihad contra o Ocidente cristão.

Ora, neste mesmo Ocidente está em curso outra jihad, a do laicismo, pior que a muçulmana. Porque enquanto a primeira procede de gentios, esta é perpetrada pelos que renegaram o Batismo e abraçaram o neo-paganismo.

Na católica Espanha, por exemplo, a crescente animadversão do governo do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) pela Religião não tem poupado esforços para erradicar da sociedade todo e qualquer traço de sua salutar influência. E também na União Européia tomada em seu conjunto, cujo projeto de Constituição teima em silenciar as raízes cristãs da Europa, enquanto suas leis incentivam tudo quanto se opõe à moral católica: aborto, união homossexual etc.

O mais recente lance desta jihad laicista se deu na Cidade Eterna, mais precisamente na Universidade La Sapienza, fundada pelo Papa Bonifácio VIII em 1303.

Estava prevista para o dia 17 de janeiro p.p. uma visita do Papa Bento XVI àquele estabelecimento, com um corpo docente de 4.500 professores. Destes, apenas 67, acompanhados por um punhado de alunos, se opuseram à honrosa visita, ameaçando conturbá-la. Afirmaram que em 1990 o então Cardeal Ratzinger, um “reacionário”, ousara fazer reparos a Galileu!

O Santo Padre julgou então prudente não comparecer. Enviou um discurso, o qual após ser lido pelo Reitor, fez com que toda a Universidade estrugisse em aplausos.

O episódio redundou em glória não só para o atual Pontífice, como também para o seu longínquo predecessor, o Papa Bonifácio VIII, que no ano de 1303 viveu um paradoxo: ao mesmo tempo em que dava La Sapienza ao mundo, sofria um sacrílego atentado que marcou a ruptura desse mesmo mundo com a Sabedoria.

Com efeito, o fim da Idade Média tem sido assinalado pela bofetada que Nogaret, emissário de Felipe IV, desferiu na face de Bonifácio VIII naquele ano de 1303, fazendo-o morrer de desgosto pouco tempo depois.

Sucederam-se o Humanismo, o Protestantismo, a Revolução Francesa e o Comunismo, que em vão tentaram extinguir a Igreja e a Civilização Cristã dela nascida, ancorada no Papado.

O que diria Voltaire (cujo lema era “écrasez l’infâme” – esmagai o infame, referindo-se a Nosso Senhor), se pudesse antever que um minguado contingente de seguidores seus iriam, no século XXI, hostilizar um Sucessor de São Pedro e receber como resposta o desagravo entusiasmado de mais de 100 mil fiéis de todas as idades, profissões e condições sociais?

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

“Washington Post”: Chávez, aliado das FARC

Em incisivo editorial de ontem, 16 de janeiro, o Washington Post qualificou Hugo Chávez de “aliado” das FARC, e advertiu os líderes da região de que ele não é mais só o “populista que compra com petrodólares os amigos”, mas que se converteu em “chefe de Estado que promove abertamente grupos narcotraficantes e seqüestradores”.

O jornal comenta que Chávez, após a recente soltura de duas reféns, fez uma “aberta promoção” das FARC e do ELN chamando-os de “exércitos genuínos” com um “projeto político bolivariano”, quando na realidade são grupos terroristas que contam entre seus atos “o seqüestro, o narcotráfico e o assassinato massivo”. E considerou “alentadora” a reação de repulsa de outros países do continente a tais declarações.

O Post considerou que a melhor resposta dada a Chávez foi a do próprio governo colombiano, ao frisar que as FARC são grupos terroristas que se financiam com um negócio “letal para a humanidade” – o tráfico de drogas –, além de exercer outras práticas violentas.

Acusou ainda o cineasta Oliver Stone de se “vender” à idéia de qualificar as FARC de “heróicas”.

Profanação da Catedral de Milão – II

O ex-Presidente Cossiga foi além em suas declarações ao “Corriere della Sera”. Ele chegou a afirmar que, se essa situação não for contida, daqui a pouco assistiremos a cenas de streap-tease no recinto sagrado.

Recordo-me de um comentário, a um só tempo eloqüente e pungente, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre o progressismo dito católico, quando o comparou com uma serpente que se esgueirou dentro do magnífico salão do santuário, para ali iniciar sua dança lúbrica...

Metáfora tanto mais expressiva quando se pensa no Duomo de Milão e no ali sucedido, pois acaso existe salão mais esplendoroso do que aquela nave, com seu inexcedível piso de mármore policromado?

Por outro lado, para além do gravíssimo vilipêndio da Presença Real, pode haver violência maior do que a praticada contra a consciência católica, no lugar onde ela por direito só deve ser edificada?

Sugiro que, ao terminar esta leitura, cada um pense um pouco no que se assiste em algumas paróquias perto de nós, e cogite se com o passar do tempo ali não poderá vir a suceder aquilo que muitos milaneses achavam que nunca aconteceria na sua histórica catedral...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Contrastes entre duas visitas

O Presidente Lula acaba de chegar de Havana, da segunda visita que faz ao “companheiro” Fidel Castro.

A primeira se deu em 2003, quando viajou acompanhado do então todo-poderoso ministro José Dirceu, que chorou de emoção sobre os ombros do ditador cubano, como a dizer: “le jour de gloire est arrivé!

Qual foi o cômputo para a infeliz parceria da esquerda cubano-brasileira nesses quatro anos que se passaram? Espantosa inversão! Se não, vejamos:

– Fidel Castro está moribundo, mais morto do que vivo.

– José Dirceu, fora do governo e acusado de formação de quadrilha, ataca o próprio PT.

– Frei Betto, ex-conselheiro do governo Lula e apaixonado habitué de Cuba, ausente há tempo de um e de outra.

– As fugas desesperadas de ingratos habitantes do “Paraíso” socialista cubano não cessam de minar os esforços de propaganda das esquerdas latino-americanas...

– E Lula, equilibrando-se como pode sobre o terreno movediço da contradição, nega as realidades mais evidentes. Assim, a respeito de Fidel Castro, declarou: “Está com uma lucidez incrível, com uma saúde impecável!

Se o Brasil estiver sendo conduzido com a suposta lucidez de quem há 17 meses não é capaz de se dirigir ao público, e se a saúde do governo petista for comparável à do moribundo ditador, é bem o caso de se colocar agora um no ombro do outro, e desatarem ambos a chorar...

“Fogo amigo” petista

Quem sabe se nas próximas férias José Dirceu não resolve fazer novo implante capilar, como o que há pouco se submeteu no Recife? Pois, pelo visto, os recém-chegados cabelos já serviram para lhe refrescar a memória...

Assim, conforme foi amplamente noticiado, ele declarou à revista Piauí que a sede do PT de Porto Alegre havia sido comprada com dinheiro de caixa 2.

Suas declarações caíram como raio, desta vez nas capilaridades do PT, que rasgou as vestes.

Mais do que o PT, contudo, quem as rasgou foi a transpetista Heloísa Helena, presidente do PSOL, que ameaçou processá-lo por difamação, afirmou que ele roubou dinheiro público e o cobriu de impropérios indignos de serem reproduzidos aqui.

O barulho foi tal, que José Dirceu procurou desmentir tudo através de sua assessoria, mas não convenceu. O responsável pela revista Piauí , Marcos Sá Corrêa, disse que a mesma mantinha o que publicou, e já surgiu até pedido para que seja feita uma devassa nas contas do PT gaúcho.

Mediação do Vaticano?

Vem causando preocupação na Colômbia a notícia, veiculada pela revista “Cambio” (Bogotá, 10 a 16/01/07), de que altos dignitários eclesiásticos daquele país acenam para a possibilidade de recorrerem à diplomacia vaticana para obter da União Européia a retirada das FARC da lista dos grupos terroristas: “Poderíamos .... aproveitar a influência do Vaticano nos mais importantes países da União Européia para que exclua as Farc de suas listas negras”, afirmou um prelado.

A informação é do boletim eletrônico “Destaque Internacional”, de San José de Costa Rica, de 15-01-07, que aponta os riscos que tal mudança acarretaria no panorama interno da Colômbia e no resto do continente:
Tal mudança de denominação está longe de ser um mero jogo de palavras, porque o reconhecimento das Farc como força beligerante deixaria as guerrilhas quase em igualdade de condições com o governo colombiano, lhes concederia um enorme prestígio internacional, dar-lhes-ia condições para negociar diretamente com governo estrangeiros e lhes abriria a possibilidade de abertura de escritórios de representação no exterior. Desse modo, se oficializaria a internacionalização do conflito da Colômbia, com conseqüências políticas imprevisíveis.

– Estaria a diplomacia vaticana disposta a conseguir para as FARC o que estas não obtiveram através de Chávez?

Farc, Chávez & Cia. – III

Enquanto isso, em Cuba, durante a recente visita do Presidente Lula, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reafirmou que não concorda com Chávez em classificar as FARC de “insurgência”, mas que o Brasil continuará também a não chamá-las de terroristas, pois sob este epíteto o País só considera a Al Qaeda, porque designada assim pela ONU.

Declaração cômoda e simplista!

O diapasão é a ONU, e não o senso moral aplicado a determinados atos!

Como chamar a quem semeia o terror senão de terrorista?

O que leva a pensar que essa tirada de corpo oculta na realidade uma mal-velada simpatia do governo em relação ao grupo narco-comunista.

Na expressão do jornalista Augusto de Franco, “Lula é o Chávez possível nas condições do País” (FSP, 8-1-07). Para ambos, pouco parece importar as mortes com as quais as FARC continuam a ensangüentar a Colômbia, ou o perigo de elas virem a fazer o mesmo no resto de continente – eventualidade que deita luz sobre o imenso arsenal bélico acumulado pelo defensor venezuelano delas.

* * *

Para uma abordagem mais aprofundada deste assunto e de correlatos, recomendo o blog Radar da Mídi: http://radardamidia.blogspot.com/

Farc, Chávez & Cia. – II

Entregaram as duas reféns – Consuelo González de Perdomo e Clara Rojas – ao ministro do Interior da Venezuela, que se fazia acompanhar do embaixador cubano e da senadora esquerdista colombiana Piedad Córdoba. O ministro teve o desplante de dizer aos guerrilheiros, como agradecimento, que se mantivessem na luta! Foi bom para saber o que ele de fato acha. No mesmo dia, Chávez fez um apelo consentâneo com os inusitados votos de seu ministro, pedindo aos países para não mais considerarem as FARC como grupo terrorista! Na véspera, Lula havia se manifestado no mesmo sentido.

Em retribuição a essas dádivas, pouco depois as mesmas FARC seqüestravam mais seis pessoas numa tranqüila praia colombiana... Sem contar que alguns dias antes a polícia havia localizado uma fossa comum, com seis corpos completamente mutilados. Comprovou-se que essas pobres vítimas haviam sido garroteadas e mortas a pauladas pelas FARC.

Como se sabe, no Brasil, ao se aproximarem as últimas eleições presidenciais, o MST deu ordem para que cessassem as invasões, a fim de não prejudicar a candidatura do Lula. Foi seguido à risca! Na Colômbia, nem isso as FARC fazem. Ainda quando precisariam passar por simples insurgentes, nem por tática conseguem aplacar sua sanha criminosa! Como diz, na fábula, o escorpião ao sapo agonizante: “Está na minha natureza”.

Farc, Chávez & Cia. – I

Numa formulação um tanto pejorativa, certo francês se referia assim à direita: la droite toujours gauche, la gauche toujours adroite (a direita sempre canhestra, a esquerda sempre destra). O chiste fica desmentido pela falta de rumo das esquerdas e as incontáveis trapalhadas de seus próceres, de um lado, bem como pelo épanouissement da direita um pouco por toda parte.

Para não ir longe, basta tomar o caso de Chávez com as FARC. Após anunciar bombasticamente a libertação de três reféns, constata-se que um deles – o menino Emmanuel – simplesmente não se encontrava em poder dos terroristas. Com isso, a badalada operação-prestígio de Chávez, admitida pelos ingênuos como “humanitária”, teve de ser adiada. Mas não parou aí.

“Allegro ma no troppo”

Para fazer face aos novos desafios que espreitam o Ocidente – como o terrorismo muçulmano e a própria China, cuja expansão o mesmo Ocidente promoveu –, alguns generais que ocuparam altos postos na OTAN decidiram publicar o livro Rumo a uma grande estratégia para um mundo incerto, patrocinado pela fundação holandesa Noaber, no qual estabelecem as políticas a serem adotadas conjuntamente pelos EUA e pela Europa em situações de crise. É o que informa a edição digital do jornal “El País” (15-01-07).

O perigo que existe nisso, entre outros, é o fato de se criar uma força supranacional para intervir a qualquer propósito em qualquer lugar do mundo. E não somente a pretexto de terrorismo, mas também de grandes questões que preocupam a humanidade, como a climática.

Assim, bastaria que prevalecessem as elucubrações pseudo-científicas de ecologistas radicais sobre o papel da Amazônia no equilíbrio do eco-sistema, para que essa força decidisse de repente intervir aqui...

Protesto de católicos no Vietnã

O jornal “Estado de Minas” (07-01-07) informa que centenas de católicos se reuniram no fim de semana em Hanói, para rezar e pedir a restituição das propriedades confiscadas pelo regime comunista.

Sacerdotes e fiéis se concentraram em frente a uma propriedade vizinha à catedral de São José, na capital vietnamita, que era a residência do representante do Vaticano no país antes de o Estado comunista confiscar a casa, no final da década de 1950. Desde então a construção serviu como discoteca, e seu grande jardim foi transformado em estacionamento de motocicletas.

Tais são as revoluções: começam no terreno político-social e depois desfecham em cruel perseguição à Igreja.

Profanação da Catedral de Milão

Qual terá sido a reação dos redatores do comunicado abaixo (ver artigo Reviravolta Histórica) ante a notícia veiculada pelo “Corriere della Sera” (7-1-08) de que “belíssimas mulheres do Siri Lanka” dançaram com o ventre exposto, durante a missa da Epifania celebrada na portentosa Catedral de Milão pelo Emmo. Cardeal Tettamanzi, Arcebispo daquela cidade?

O ex-presidente da Itália, Dr. Francesco Cossiga, criticou vivamente o fato em declarações ao referido jornal, perguntando até onde se chegará, a continuarem as coisas assim.

Quando era Arcebispo de Gênova, o Cardeal foi acusado de estar por trás do grupo tutti bianchi, que protagonizou cenas de extrema violência por ocasião da reunião de cúpula do G-8, em 20 e 21 de julho de 2001, a ponto de um matutino paulista dizer que esse grupo era mais radical do que os próprios comunistas.

Ao mesmo tempo em que existe uma indiscutível volta do espírito religioso na sociedade paganizada de nossos dias, como é triste ver tantos daqueles que têm por missão conduzir a esse feliz retorno – “vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt. 5, 13-14) – se transformarem em motivo de contentamento dos que não desejam essa volta. E que chegam ao ponto de como que blindar com cenas de alcova o próprio lugar sagrado, impedindo que ali circule a ação regeneradora da graça!

Reviravolta histórica

O Grande Oriente da França publicou em seu site, em 12 de dezembro último, um comunicado no qual afirma:
“Vivemos atualmente, na França como no Ocidente, uma verdadeira revolução silenciosa, caracterizada por um retorno inquietante do religioso. [...]

Essa reviravolta histórica se reveste dos mais graves perigos”, uma vez que “as anti-Luzes estão em vias de fazer sua revanche” [...].
Aqui, trata-se de modernizar uma lei de 1905 [contrária à educação católica], tornada de repente arcaica; lá, ver serem beatificadas, pelo Vaticano, vítimas religiosas da Guerra Civil espanhola, no momento em que essa grande democracia tenta com coragem examinar seu passado doloroso; ou ainda recentemente, assistir ao incrível retorno das indulgências plenárias, prometidas pelo Papa Bento XVI aos peregrinos de Lourdes, em 2008.
Termina com um apelo “à mais extrema vigilância em face dessa ofensiva geral, que trabalha contra a emancipação dos Homens, contra sua Liberdade”.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

New Hampshire – II

No campo conservador saiu vitorioso o veterano do Vietnã, John McCain, de 71 anos. Ele obtivera modesta colocação nas prévias de Iowa, mas se impôs com facilidade em New Hampshire, com 37% dos votos. Seu principal contendor, Mitt Romney, obteve 32% e Mike Huckabee, vitorioso em Iowa, apenas 11%.

Diante deste quadro, McCain, de fala direta e objetiva, perfila-se como o mais provável candidato republicano à Presidência.

No que é ajudado pela idade, a qual, além de sugerir experiência e despertar confiança, faz recordar o velho Ronald Reagan, entretanto o mais popular presidente americano, com cujas idéias John McCain tem afinidades.

O panorama ainda pode apresentar surpresas, uma vez que haverá as prévias de Nevada, no próximo dia 19, e sobretudo a “Super-terça” de 5 de fevereiro, quando será a vez de 20 Estados escolherem seus candidatos.

Mas a impressão que se tem é que do lado republicano a pugna ficará entre os senadores John McCain e Mitt Romney, e do lado democrata entre a senadora Hillary Clinton e o senador Barack Obama.

Seja como for, o grande fato desta corrida eleitoral americana – muito por cima, portanto, de quem saia vencedor – é que se trata para os contendores de se ajustarem a uma opinião pública cada vez mais conservadora e exigente no terreno moral, oferecendo-lhe propostas consentâneas com suas aspirações.

Ao contrário do que sucedia no passado, quando prevalecia a tendência liberal, e os mais conservadores tinham não raro a fraqueza de ceder diante dela para tentarem se impor.

New Hampshire – I

Trocando a costumeira jactância pelas lágrimas – afinal, no perfil ideológico de “freirinha” que assumiu, a humildade é elemento indispensável –, Hillary Clinton conseguiu comover os eleitores nas prévias democratas de New Hampshire, sobrepondo-se por dois pontos (39% - 37%) a Barack Obama.

Em terceiro lugar ficou John Edwards, com 17%. Essa era uma vitória possível, em vista do relativo prestígio de Bill Clinton naquele Estado, embora as projeções indicassem Obama como provável vencedor. Mas o apelo ao sentimentalismo funcionou, e foi a saída que a “laterninha” lhe mostrou.

Espanha: os Reis passaram, Herodes ficou

O dia 6 de janeiro, dedicado aos Reis Magos, é festivamente comemorado em toda a Espanha. Inclusive é quando LÁ se distribuem os presentes natalinos. Ele sobretudo recorda aquela passagem sublime em que os três potentados do Oriente – Baltazar, Gaspar e Melchior –, guiados pela estrela, foram ter na Gruta de Belém, onde nascera o Salvador. Mas antes, passando por Jerusalém, estiveram com o rei Herodes, que os inquiriu sobre o recém-nascido, pedindo que na volta lhe dessem detalhes.

Eles partiram e, após encontrar o Salvador e O adorar, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra, voltaram por outro caminho, deixando o tirano Herodes “a ver navios”. Desesperado, este mandou matar todas as crianças de até dois anos, certo de que entre elas estaria o Menino Jesus.

* * *

Num curioso contraponto às festividades do dia de reis, o jornal madrilenho “El País” informa que cerca de 50 clínicas privadas da capital espanhola, responsáveis por 98% de todos os abortos praticados na Espanha, fecharão suas portas do dia 8 a 12 de janeiro, por conta das pressões que vêm sofrendo. Elas reclamam mais segurança jurídica. Com isso, de acordo com o jornal, serão afetadas duas mil mulheres. Também estão fechadas várias clínicas em Barcelona.

Esse fechamento provisório foi sem dúvida ocasionado pela impressionante manifestação em Madrid.

No dia 30 de dezembro, mais de dois milhões de espanhóis protestaram contra a política demolidora da família católica, promovida pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) no poder, deixando-o atemorizado e por baixo.

Mas impressiona a impiedade e o cinismo a que se chegou.

O fato de duas mil vidas inocentes e indefesas deixarem de ser sacrificadas nesse pequeno intervalo não é comemorado, mas simplesmente noticiado, como se às suas respectivas mães se tivesse feito um ultraje!

Não se trata de duas mil vidas poupadas, mas de duas mil mulheres afetadas! Segundo a mesma notícia, só no ano passado teriam sido feitos 101.592 abortos na Espanha, 13.894 dos quais em menores de 20 anos!

Os séculos se sucedem. Os Reis Magos voltam todos os anos à Espanha, e depois partem. Herodes, contudo, através de seus seguidores, ali continua seu morticínio...

Ano longo no Estreito de Ormuz?

O fato, amplamente noticiado, do assédio que cinco lanchas rápidas iranianas acabam de fazer a três navios da Marinha americana em águas internacionais do Estreito de Ormuz (parecido aliás com os que as hienas fazem em relação a adversários muito mais fortes), continua agitando o cenário internacional e pode sinalizar algo de mais grave para 2008.

Os Estados Unidos protestaram contra a ameaça de agressão e estiveram a ponto de revidar, enquanto a chancelaria iraniana procurou minimizar, dizendo que fatos desses são mais ou menos corriqueiros naquela estratégica passagem para o Golfo Pérsico. Corriqueiros é claro que não são, pois se fossem, ou seriam sempre objeto de notícia com destaque, como agora, ou não seriam destacados agora, obviamente...

Por isso, somado à permanente tensão em torno das armas atômicas, das quais o Irã não abre a mão, os fatos parecem indicar que o ano teve um início tenso; como também de onde poderá partir uma eventual III Guerra Mundial, para cujo perigo o Presidente Bush já advertiu.

Aparecida tem recorde de peregrinos

Consignamos com alegria o fato de que em 2007 a afluência de peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida aumentou 5% em relação a 2006, reunindo aos pés da Padroeira do Brasil o impressionante número de 8.511.733 fiéis.

Essa afluência de peregrinos em 2007 não é só expressiva, mas também simbólica. Pois tendo o Brasil 8.500.000 km2, pode-se afirmar que cada quilômetro quadrado de nosso território de dimensões continentais esteve representado aos pés de Nossa Senhora!

Possa Ela continuar a nos atrair cada vez mais, no plano individual como no coletivo, e proteger sob seu manto a imensa família brasileira da qual por direito é Mãe, para que jamais nos desviemos das sendas benditas da Civilização Cristã.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

As prévias de Iowa – III

O lado democrata não foi menos surpreendente, tendo saído à frente o candidato Barack Obama.

Sua vantagem foi a de atrair o voto jovem, mas leva o enorme handicap de possuir um nome facilmente associável ao mais odiado de todos os nomes dos Estados Unidos e provavelmente só dado a cachorro: o de Osama Bin Laden. Por outro lado, embora ele possa vir a prevalecer entre os democratas, além do nome, a ascendência em parte muçulmana e sobretudo a condição de adversário da guerra do Iraque constituirão possantes obstáculos à sua eleição.

Hillary Clinton, esposa de ex-presidente, ex-militante abortista, ex-adversária da guerra do Iraque, ex-promotora do casamento homossexual etc., transformou-se, por injunções de opinião pública, em “freirinha” de orfanato. No mais requintado estilo lullista, a candidata passou a se declarar nos palanques contrária a tudo aquilo que escancaradamente defendia e que possa significar avanço revolucionário, sobretudo em matéria familiar.

Mas os EUA não são o Brasil. E o anglo-saxão, embora não tenha a vivacidade do latino, acaba sendo mais ladino, porque é mais conseqüente. Ele não aceita que alguém, sobretudo um candidato a cargo público, diga hoje uma coisa e amanhã outra. Por isso mesmo toda essa maquilagem da Sra. Hillary Rodham Clinton – como pomposamente a designa a mídia esquerdista americana –, e a bagatela dos também 7 milhões de dólares por ela despendidos neste primeiro round, não foram suficientes para convencer os democratas de Iowa. Estes a fizeram “rodar”, trocando suas pretensões à Casa Branca pela bem mais singela tarefa de segurar nas mãos a “lanterninha”...

... para procurar uma saída em New Hampshire

A convenção de New Hampshire, que deverá ocorrer em 8 de janeiro, poderá alterar esse quadro.

Seu público é menos conservador que o de Iowa nos planos religioso e moral, embora mais reativo no tocante à ingerência do Estado na economia, e ali Bill Clinton goza de certo prestígio. Mas caso sua hilariante esposa venha a se defrontar com uma nova derrota como a de Iowa – como aliás se vem anunciando –, estará desfeito o wishful thinking do “Financial Times”, que já a declarou próxima presidente dos EUA.

As prévias de Iowa – II

A grande surpresa no Partido Republicano foi Mike Huckabee, pastor batista e ex-governador de Nebraska. Sua oposição ao divórcio, ao aborto e à união homossexual, bem como seu franco apoio ao porte de armas e à guerra do Iraque, granjearam-lhe o primeiro lugar.

Em segundo ficou o milionário e Mitt Romney. Mórmon, seu sucesso financeiro pessoal e a enorme soma que gastou em Iowa – a bagatela de 7 milhões de dólares – não foram suficientes para convencer os conservadores a trocá-lo por Huckabee, pouco contado e com pouco dinheiro, mas muito aferrado aos valores morais, o que nos EUA de hoje vale mais do que o ouro. Sem falar que os mórmons não são bem vistos pelas demais confissões religiosas americanas, que os têm na conta de seita.

Em terceiro lugar ficou Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York por ocasião do 11 de Setembro e “supporter” da política “Tolerância Zero” em relação ao crime. Ele foi vencido por conta de ser divorciado duas vezes, ter cometido escândalo público com uma terceira mulher com a qual atualmente vive, além de ser favorável ao aborto e à união homossexual.

As prévias de Iowa – I

Como é de praxe nos regimes democráticos, cada partido faz convenções para escolher o candidato que o representará nas eleições presidenciais.

Nos EUA, com vistas ao pleito de novembro de 2008, os partidos Republicano e Democrata realizaram na semana passada, em Iowa, os respectivos caucuses.

Comenta-se que os vencedores das primárias nesse Estado têm tradicionalmente 50% de probabilidade de saírem indicados pelos respectivos partidos. Tal foi, por exemplo, o caso do presidente Bush.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Em votação que se estendeu até a madrugada, Governo não conseguiu aprovar a CPMF

Contrariando as expectativas – e também o presidente Lula, que ficou muito magoado –, o governo não conseguiu aprovar a prorrogação da CPMF, tida como certa, uma vez que havia feito todas as confabulações e aberto generosamente seus cofres para cooptar a oposição. Com isso, num país onde a burocracia estatal só falta criar o Impar – imposto sobre o ar –, a extinção da CPMF representa para os brasileiros R$ 40 bilhões a menos de carga tributária. O que equivale a uma injeção na economia na ordem de 1,4% do PIB, segundo um especialista.

Dom Cappio decide terminar greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco

Sem entrar no mérito do acerto ou da oportunidade de tal transposição, o que não se pode estar de acordo é que o Prelado chegue ao extremo de atentar contra a própria vida – violando portanto o 5º. mandamento “Não matar” – em assunto da alçada exclusiva do poder temporal. O que o Sr. Bispo de Barra poderia por exemplo questionar é se o governo dará justa indenização às pessoas cujas terras forem expropriadas para essa transposição, e não sobre o acerto da mesma. Quando muito, não a julgando oportuna, deveria fazê-lo saber ao governo através de alguma sugestão que julgasse mais sensata, mas nunca impondo-a.

Grito dos Excluídos de Nascer pelo Crime do Aborto

Vamos desde já propor que o dia 28 de dezembro – consagrado às vítimas do rei Herodes – seja doravante também o dia do Grito dos Excluídos de Nascer pelo Crime do Aborto.

Sim, daqueles que enquanto estamos trabalhando, nos divertindo, comendo, bebendo ou dormindo, gritam e esperneiam indefesos ante os golpes assestados por médicos assassinos com o consentimento das próprias mães; daqueles a quem, nesta época esquizofrênica de Direitos Humanos, é negado o mais básico e fundamental de todos os direitos: o de nascer.

Este ano não pode portanto transcorrer sem que essas inocentes vítimas sejam diariamente lembradas por nós, e especialmente por aqueles que são seus defensores naturais: pais e médicos, bem como todos os que se acham revestidos da dignidade sacerdotal ou de autoridade emanada do Estado.

A revista “Time” elege Putin “homem do ano”, afirmando que ele tirou o país do caos e o reconduziu à prosperidade

Les morts vont vite” – Os mortos são esquecidos rapidamente... Até pela revista “Time”, que parece não mais se lembrar daquele rumoroso e não distante caso do jornalista russo opositor de Putin, morto envenenado em Londres por agentes do Cremlin. Ou daquela jornalista da oposição, assassinada dentro de um elevador em Moscou. Ou ainda daquele vitorioso candidato à presidência da Ucrânia que teve o rosto deformado após ingerir, misturadas na sua bebida, as malfazejas pílulas de Putin.

O ex-coronel da KGB, além da inclemente perseguição que move à oposição, mostra-se também cada vez mais totalitário: restaurou o hino e vários símbolos da antiga União Soviética, e chamou a si a indicação dos governadores das províncias (agora se tornaram biônicos) que vinham sendo eleitos democraticamente.

Pelos mecanismos de pressão e controle de que ele atualmente dispõe, em particular sobre a mídia, os resultados das recentes eleições russas – nas quais saiu vencedor – foram reputados fraudulentos.

Chávez: salvando reféns ou salvando as Farc?

O rotundo fracasso da operação publicitária idealizada pela dupla Chávez-Lula para os últimos dias do ano mais parece presente de grego. Depois do fiasco do plebiscito venezuelano, eles precisavam tentar alguma coisa...

E o fazem no exato momento em que as Farc estão praticamente derrotadas numa Colômbia há décadas refém da guerrilha e agora em vias de se libertar graças à atitude enérgica do presidente Uribe. Em decorrência dessa firmeza, houve em 2007 duas mil deserções de guerrilheiros, 70% a mais que em 2006.

Mas Chávez e Lula não estão sós. Com eles também labutam o presidente francês Sarkozy e a presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner, às voltas com denúncias por dinheiro escuso que teria recebido de Chávez, no melhor estilo do mensalão petista, para sua campanha eleitoral.

A ingerência de Chávez e dos que lhe são ideologicamente afins não espanta. Quanto à de Sarkozy, eleito pela direita francesa e recentemente entronizado com pompa e circunstância como cônego honorário da lendária Basílica de São João de Latrão, sua interferência só poderia ser classificada de modelar se, em vez de ir passar o Natal em Luxor, no Egito, na escandalosa companhia de uma modelo, tivesse pelo contrário ido à Colômbia solidarizar-se com seu sofrido povo, e tratar seriamente com o presidente Uribe, não só do resgate da franco-colombiana Ingrid Bettancourt, mas de todos os reféns da guerrilha narco-comunista.

No jornal parisiense “Le Figaro”, Guy Sorman chama a atenção para a extensão do fenômeno conservador nos Estados Unidos

É isto mesmo. Nos Estados Unidos de hoje, ter prestígio é ser conservador, podendo-se com propriedade aplicar à esquerda daquele país o que a revista “Veja” escreveu como título de uma de suas matérias da edição de 29 de dezembro: “Pede para retirar, esquerda embolorada”.

Com efeito, segundo refere Sorman, os assuntos que mais interessam à opinião pública americana – que segundo ele pesarão de modo determinante nas próximas eleições presidenciais de novembro de 2008 – são os de ordem doutrinária e moral, ficando em segundo plano os de ordem econômica.

O que a Mídia não disse

Em manifestação pouco comentada pela nossa mídia (dos grandes jornais, a “Folha de S. Paulo” foi exceção), mais de 2 milhões de espanhóis saíram no dia 31 de dezembro às ruas de Madrid para um enérgico protesto contra o aborto, o casamento homossexual e a escola laica, promovidos pelo governo Zapatero e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

Belo exemplo a ser seguido, o desse verdadeiro mar humano de indignação que se espraiou por toda a central Plaza Colón e artérias adjacentes do centro madrilenho deixando profundamente preocupada a direção do PSOE. Esta acusou a Hierarquia – ali representada por Cardeais e vários Bispos – de utilizar a religião para fazer política. O que não é verdade, pois esses dignitários não estavam fazendo greve de fome, mas cumprindo o fundamental dever de defender princípios da doutrina católica violados pela legislação socialista.

Tony Blair converte-se ao Catolicismo

Vem causando grande expectativa a recente conversão à Igreja Católica do ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Sua esposa e filhos já eram católicos.

Este fato não é contudo singular na Inglaterra de hoje, porquanto nos setores conservadores do anglicanismo existe uma insatisfação cada vez maior em relação à aceitação do sacerdócio feminino e inclusive homossexual em suas fileiras, causando grande êxodo para o Catolicismo.

Ainda há pouco, nada menos que 400 mil anglicanos, provenientes da Irlanda, da Inglaterra e ainda de outros países da Commonwealth, solicitaram sua admissão na Igreja Católica.

Quantos fiéis vêm infelizmente se afastando da Igreja Católica nas últimas décadas? Que o exemplo da Inglaterra nos sirva de lição!

Farândula chavista acabou antes que terminasse o ano:

Prolongando o eco do “por qué no te callas?” com o qual o Rei da Espanha empalideceu Hugo Chávez, a população venezuelana respondeu no recente referendo com um rotundo ‘não” a suas pretensões de se consolidar no poder para implantar o “socialismo do século XXI”.

E não se pense que foi pura obra das “elites” – às quais fracassadas políticas socialistas atribuem, cá e lá, seu insucesso. Foi recusa do próprio “povão”, de moradores de favelas como a Petare (a Rocinha de Caracas), conforme descreve Lourival Santana em reportagem para “O Estado de S. Paulo”.

Com efeito, essas pessoas não querem saber de socialismo, onde seriam obrigadas a abrir mão do pouco que lhes pertence. Nem que o Estado retire dos mais abastados o que possuem.

Ó Proudhon, que exclamaste: “A propriedade, eis o roubo”, o que tens a dizer da acolhida desta tua apóstrofe pelo “povão” da América Latina no século XXI?