quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ano longo no Estreito de Ormuz?

O fato, amplamente noticiado, do assédio que cinco lanchas rápidas iranianas acabam de fazer a três navios da Marinha americana em águas internacionais do Estreito de Ormuz (parecido aliás com os que as hienas fazem em relação a adversários muito mais fortes), continua agitando o cenário internacional e pode sinalizar algo de mais grave para 2008.

Os Estados Unidos protestaram contra a ameaça de agressão e estiveram a ponto de revidar, enquanto a chancelaria iraniana procurou minimizar, dizendo que fatos desses são mais ou menos corriqueiros naquela estratégica passagem para o Golfo Pérsico. Corriqueiros é claro que não são, pois se fossem, ou seriam sempre objeto de notícia com destaque, como agora, ou não seriam destacados agora, obviamente...

Por isso, somado à permanente tensão em torno das armas atômicas, das quais o Irã não abre a mão, os fatos parecem indicar que o ano teve um início tenso; como também de onde poderá partir uma eventual III Guerra Mundial, para cujo perigo o Presidente Bush já advertiu.

Nenhum comentário: