segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

As prévias de Iowa – II

A grande surpresa no Partido Republicano foi Mike Huckabee, pastor batista e ex-governador de Nebraska. Sua oposição ao divórcio, ao aborto e à união homossexual, bem como seu franco apoio ao porte de armas e à guerra do Iraque, granjearam-lhe o primeiro lugar.

Em segundo ficou o milionário e Mitt Romney. Mórmon, seu sucesso financeiro pessoal e a enorme soma que gastou em Iowa – a bagatela de 7 milhões de dólares – não foram suficientes para convencer os conservadores a trocá-lo por Huckabee, pouco contado e com pouco dinheiro, mas muito aferrado aos valores morais, o que nos EUA de hoje vale mais do que o ouro. Sem falar que os mórmons não são bem vistos pelas demais confissões religiosas americanas, que os têm na conta de seita.

Em terceiro lugar ficou Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York por ocasião do 11 de Setembro e “supporter” da política “Tolerância Zero” em relação ao crime. Ele foi vencido por conta de ser divorciado duas vezes, ter cometido escândalo público com uma terceira mulher com a qual atualmente vive, além de ser favorável ao aborto e à união homossexual.

Nenhum comentário: