quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Espanha: os Reis passaram, Herodes ficou

O dia 6 de janeiro, dedicado aos Reis Magos, é festivamente comemorado em toda a Espanha. Inclusive é quando LÁ se distribuem os presentes natalinos. Ele sobretudo recorda aquela passagem sublime em que os três potentados do Oriente – Baltazar, Gaspar e Melchior –, guiados pela estrela, foram ter na Gruta de Belém, onde nascera o Salvador. Mas antes, passando por Jerusalém, estiveram com o rei Herodes, que os inquiriu sobre o recém-nascido, pedindo que na volta lhe dessem detalhes.

Eles partiram e, após encontrar o Salvador e O adorar, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra, voltaram por outro caminho, deixando o tirano Herodes “a ver navios”. Desesperado, este mandou matar todas as crianças de até dois anos, certo de que entre elas estaria o Menino Jesus.

* * *

Num curioso contraponto às festividades do dia de reis, o jornal madrilenho “El País” informa que cerca de 50 clínicas privadas da capital espanhola, responsáveis por 98% de todos os abortos praticados na Espanha, fecharão suas portas do dia 8 a 12 de janeiro, por conta das pressões que vêm sofrendo. Elas reclamam mais segurança jurídica. Com isso, de acordo com o jornal, serão afetadas duas mil mulheres. Também estão fechadas várias clínicas em Barcelona.

Esse fechamento provisório foi sem dúvida ocasionado pela impressionante manifestação em Madrid.

No dia 30 de dezembro, mais de dois milhões de espanhóis protestaram contra a política demolidora da família católica, promovida pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) no poder, deixando-o atemorizado e por baixo.

Mas impressiona a impiedade e o cinismo a que se chegou.

O fato de duas mil vidas inocentes e indefesas deixarem de ser sacrificadas nesse pequeno intervalo não é comemorado, mas simplesmente noticiado, como se às suas respectivas mães se tivesse feito um ultraje!

Não se trata de duas mil vidas poupadas, mas de duas mil mulheres afetadas! Segundo a mesma notícia, só no ano passado teriam sido feitos 101.592 abortos na Espanha, 13.894 dos quais em menores de 20 anos!

Os séculos se sucedem. Os Reis Magos voltam todos os anos à Espanha, e depois partem. Herodes, contudo, através de seus seguidores, ali continua seu morticínio...

Nenhum comentário: